Logo ViaQuatro

(11) 91277-6323

CENTRAL DE ATENDIMENTO
Segunda a Sexta, das 6h30 às 22h00
Sábado e Domingo, das 8h00 às 18h00

Campanha para o uso consciente de elevadores na Linha 4-Amarela

18/10/2018

ViaQuatro promove campanha para o uso consciente de elevadores
 

Com expressões como  “Tirar o lugar de quem precisa nos elevadores/ Fala sério!” ou “#partiu escada/ Mandou bem!”, campanha pede que os  passageiros criem o hábito de usar as escadas fixas e rolantes e, ao mesmo tempo, pratiquem a cidadania

 

São Paulo, outubro de 2018 –  A arte urbana do lambe-lambe ilustra de forma lúdica e bem-humorada uma campanha para uso consciente dos elevadores nas estações Paulista e Pinheiros da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo.

A linguagem descontraída pretende estimular a atitude cidadã nos passageiros e sugerir que eles cedam o lugar no elevador a quem mais precisa, que são pessoas com deficiência, mobilidade reduzida, idosos, gestantes, pessoas com crianças de colo ou com carrinhos de bebê.

Com base nos registros que chegam aos canais de atendimento da concessionária ViaQuatro e na percepção dos Agentes Atendimento e Segurança, os passageiros pertencentes ao grupo preferencial aguardam durante muito tempo na fila para embarcar nos elevadores, pois os demais usuários também utilizam o serviço.

A Linha 4-Amarela transporta por dia útil 750 mil passageiros. Para se ter uma ideia, apenas um elevador na Estação Pinheiros transporta por dia mais de 15 mil pessoas, sendo que destas, apenas 40% são preferenciais.

“A campanha é um chamado à empatia e à gentileza. Nossa intenção é promover a reflexão de como podemos ajudar aqueles que realmente precisam dos elevadores. Como somos um transporte de alta capacidade, o fluxo da estação é intenso. Um trem comporta mais de 1.500  passageiros e um elavador tem capacidade apenas para 8 pessoas. É fundamental respeitar o uso preferencial”, informa José Luiz Bastos, gestor de Atendimento da ViaQuatro.

Atores interagem com passageiros
Os passageiros que estiverem nas estações Pinheiros e Paulista, onde a campanha será instalada inicialmente, vão se surpreender com os elevadores adesivados em estilo lambe-lambe, em tons fortes para chamar atenção, com mensagens em tom coloquial, como “Tirar o lugar de quem precisa nos elevadores/ Fala sério!” ou “#partiu escada/ Mandou bem!”.

Nesta quinta-feira, dia 18, um grupo de atores realizará intervenção artística na Estação Pinheiros da Linha 4-Amarela, para passar as mensagens de forma divertida. A campanha contempla também divulgação em painéis e cartazes instalados em todas as estações, vídeo informativo veiculado nos monitores dos trens e plataformas.


Serviço: Intervenção artística - Família Burg
18/10 – quinta-feira – Estação Pinheiros – 16h às 20h
24/10 – quarta-feira – Estação Paulista – 16h às 20h
31/10 – quarta-feira – Estação Pinheiros – 7h às 11h
07/11 – quarta-feira – Estação Paulista – 7h às 11h

Sobre a ViaQuatro:
A ViaQuatro é a concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo e o primeiro contrato de PPP (Parceria Público-Privada) assinado no país. Na América Latina, a Linha 4-Amarela é pioneira no uso do sistema driverless, operação automática sem a presença de condutor dentro do trem, que permite a supervisão permanente de velocidade, conferindo mais segurança e precisão à operação.

 

 

Ver mais notícias