Abril é o mês de conscientização sobre o autismo na ViaQuatro

01/04/2021

“Tudo Depende do Olhar” é o tema da ação de conscientização sobre autismo nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, durante o mês de abril

Cartilhas ilustradas pelo cartunista Ziraldo com informações sobre o transtorno podem ser retiradas pelos passageiros nos nichos de leitura das 27 estações, que recebem também painéis alusivos ao assunto, além de vídeos nos monitores

Quantos autistas estão entre nós? Essa pergunta consta em um dos cartazes espalhados pelas estações da ViaMobilidade e da ViaQuatro, concessionárias responsáveis pela operação e manutenção das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, respectivamente, durante abril, mês em que se celebra o Dia Mundial do Autismo.

Em resposta à pergunta, o cartaz informa que os Estados Unidos divulgaram recentemente a prevalência de um autista a cada 54 nascimentos. Nos últimos 16 anos, a população de autistas aumentou mais de três vezes. Estima-se que o distúrbio atinja cerca de 70 milhões de pessoas no mundo. Cada vez mais é necessário entender os autistas, incluindo-os na sociedade, daí a campanha nas estações em parceria com o Instituto PENSI, associação que dissemina conhecimento em saúde infantil.

Além dos painéis informativos, a ação inclui cartilhas ilustradas pelo cartunista Ziraldo com informações sobre o transtorno que podem ser retiradas pelo público nos nichos de leitura das 27 estações, vídeos nos monitores e posts nas redes sociais das concessionárias.

“Incentivamos com essa campanha o respeito às diferenças em nossa sociedade e o diagnóstico precoce do autismo, para que as pessoas com o distúrbio tenham o direito à mobilidade e à desenvolver suas habilidades”, afirma Juliana Alcides, gerente de Comunicação e Sustentabilidade das linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô.

Chamado de Transtorno do Espectro Autista, o autismo é um distúrbio no desenvolvimento do cérebro que afeta a capacidade de relacionamento com pessoas e o ambiente. O tratamento depende do tipo de autismo e, em geral, é multidisciplinar. A Organização das Nações Unidas instituiu 2 de abril como o Dia Mundial do Autismo.

2 de abril – Dia Mundial de Conscientização do Autismo

De 1 a 30 de abril: oferta de cartilhas nos nichos de leitura de todas as estações, cartazes e painéis informativos nas estações, vídeos nos monitores e posts nas páginas das concessionárias @viaquatrosp  e @viamobilidadesp